segunda-feira, 22 de novembro de 2010

RELATO DA AULA: PASSO A PASSO

Essa atividade foi vivenciada na Escola Municipal Maria Feijó em Jaboatão dos Guararapes, em uma turma de EJA módulo I.
1° MOMENTO
Organização do ambiente: as cadeiras em circulo permitiram a interação da turma e a conversação acerca da temática. Iniciou-se com a exploração de desenho fixado no quadro (circo e palhaço). Essa proposta teve a intenção de facilitar a discussão do assunto. Outro ponto importante da utilização desse recurso foi pensando no aluno da turma que apresenta necessidades auditivas.
2° MOMENTO
Nessa etapa, foi solicitado que a turma expressasse suas idéias e conhecimentos acerca do circo, através de desenhos. Parte da turma não conseguiu abstrair a imaginação, repetindo os mesmos desenhos do quadro.
3° MOMENTO
Roda de diálogo: Quem conhece o circo? (no grupo a maioria não conhece o circo, mas tem noção e outros ainda só conheceram depois de adultos e têm aqueles que conheceram na infância, levados pelos pais. Nessa mesma atividade, foi perguntado O que se ver no circo? Os relatos foram escritos no quadro pelo professor, sendo, portanto produção coletiva de palavras, considerando neste caso as dificuldades da turma em processo de alfabetização e alguns já alfabetizados.
4° MOMENTO
A proposta principal da atividade anterior foi provocar na turma a idéia de passado e presente, considerando assim, as transformações sofridas por esta modalidade artística.  Com a pergunta anterior concluída, foi reelaborada permitindo perguntar-se: o que se via e o que não se ver mais no circo? Não foi possível o registro pela turma em virtude das limitações com a escrita. Mas foram apontados por eles: tinha animais, como o leão. Uns palhaços engraçados, muitas brincadeiras divertidas, pipoca, algodão doce. Hoje eles parecem sem graça, não tem animais, os palhaços não são tão divertidos e as bailarinas quase nuas.
5° MOMENTO
Aconteceu a culminância com a socialização da atividade entre a turma.
Avaliando
Foram consideradas a participação, a interação, as limitações e as superações de cada um para realizar o proposto.

Um comentário: